top of page

Perguntas frequentes

Estamos aqui para ajudar

Embora nossos serviços sejam adaptados às necessidades de cada requerente, algumas dúvidas são comuns a todos. Continue lendo para saber se suas perguntas já foram respondidas. Se mesmo assim você ainda tiver uma dúvida, não hesite em entrar em contato - nossa equipe responderá sua mensagem prontamente.

Quais documentos são necessários para obter a cidadania italiana?

O processo é iniciado solicitando as certidões em Inteiro Teor digitadas de nascimento e casamento dos requerentes e de toda a linha ascendente até o antepassado italiano. As certidões de Inteiro Teor podem ser solicitadas em qualquer cartório civil de sua cidade.
Importante: Não são necessárias as certidões de óbitos e dos cônjuges, também não é necessário o reconhecimento de firma ou apostilamento das certidões.

Meu antepassado italiano precisa estar vivo?

Não. A cidadania italiana pode ser reconhecida mesmo que seu antepassado já tenha falecido, desde que seja comprovado o vínculo sanguíneo.

Caso eu não tenha histórico sobre meu antepassado, ainda é possível obter o reconhecimento da cidadania italiana?

Reúna o máximo de informações que você tiver, tais como o nome e sobrenome de seu antepassado, região e data de nascimento. Caso você não tenha nenhuma informação, contamos com uma equipe especializada de genealogistas que fará a busca por você.

Preciso ter o mesmo sobrenome do meu antepassado italiano?

Não. Não é necessário ter o mesmo sobrenome que o seu antepassado. O importante é comprovarmos a descendência através da documentação.

Existe limite de gerações para o reconhecimento da cidadania italiana?

Não. Diferente de outras nacionalidades, o reconhecimento da cidadania italiana não tem limite de gerações.

Quantos requentes podem ingressar na mesma ação judicial?

Não existe um número máximo estabelecido mas em alguns casos, é solicitado o desmembramento quando ultrapassam doze requerentes e, por esse motivo, pedimos que o processo seja dividido em dois grupos ou mais caso isso aconteça.

Caso haja mais requerentes no mesmo processo, o custo ficará menor?

Sim. Quanto maior o número de requerentes dentro do mesmo processo, o custo por indivíduo será menor.

Menores de idade podem participar do processo?

Sim. Os menores de idade podem participar do processo, desde que um dos pais seja requerente e ambos assinem como responsáveis pelo menor de idade.

Já tenho a cidadania italiana. Posso transmitir para os meus filhos?

Sim.  Você pode transmitir a cidadania italiana para seus filhos desde que eles tenham até dezoito anos. Caso eles tenham dezoito anos ou mais, será necessário realizar um novo processo.

Qual o prazo de validade dos documentos depois de emitidos?

Recomendamos que sejam emitidos no prazo máximo de um ano.

Quais documentos precisam de apostilamento e tradução?

Toda documentação emitida por autoridades brasileiras (certidões, declarações e procurações) deve ser fornecida no idioma original, apostilada e traduzida para o idioma italiano. Todo o serviço está incluso no processo oferecido pela Bulgareli Cidadania Italiana.

Preciso retificar as divergências nos documentos?

Em geral, o Tribunal Italiano é tolerante com pequenas divergências. Porém, nossa equipe fará uma avaliação prévia dos seus documentos e enviaremos um parecer com as recomendações do que precisa ser retificado com base na nossa experiência no Tribunal Italiano.

O valor cobrado pela Ação Judicial inclui a fase da transcrição na Comune?

Sim. O processo inclui todos os custos, inclusive para as transcrições das certidões italianas na Comune do registro do seu antepassado.

Preciso de certidão de óbito?

Não precisamos da certidão de óbito dos descendentes. É preciso somente apresentá-la na seguinte situação: caso o Dante Causa italiano tenha nascido, casado ou declarado o filho antes do ano de 1861.

O que é CNN?

Trata-se da Certidão Negativa de Naturalização do ascendente italiano. É emitida pelo Ministério da Justiça brasileiro, Departamento de Estrangeiros, Divisão de Nacionalidade e Naturalização.

A eventual naturalização do antepassado italiano não impede a transmissão da cidadania, desde que a naturalização tenha ocorrido depois do nascimento dos filhos. Nesse caso, deverá ser apresentada o Certidão Positiva de Naturalização original, com Apostila.

Quantas CNNs é preciso apresentar?

Precisamos somente de uma CNN para cada ação judicial. Pode ser em nome de um dos requerentes.

Posso transmitir minha cidadania italiana para meu cônjuge?

Sim. Após o reconhecimento da sua cidadania italiana, você poderá transmitir a cidadania à seu cônjuge desde que sejam casados a pelo menos três anos, e o cônjuge apresente a conclusão da prova oficial do idioma italiano.

Por que preciso do codice fiscale para ingressar no processo judicial?

O codice fiscale italiano é igual ao CPF brasileiro. Precisa ser gerado para todos os requerentes, maiores e menores de idade. Ele serve para obter uma identificação exata de cada pessoa para registrar a sentença na Receita Federal italiana.

A procuração deve ser feita como pública ou particular?

A procuração deve ser feita como pública no Cartório, com firma reconhecida pelo tabelião. Depois disso, a procuração é apostilada e traduzida pela Bulgareli Cidadania Italiana.

Os requentes podem assinar todos juntos na mesma procuração?

Sim. A procuração pode ser única, desde que seja nominado cada requerente e assinada por todos.

bottom of page